Autoridades registam ataque de piratas a petroleiro a 40 milhas do arquipélago

Escrito por em Março 20, 2025

São Tomé (São Tomé e Príncipe), 20 Mar. 2025 (STP-Press) – Registou-se nos últimos dias, uma situação de confrontação marítima entre piratas e um petroleiro do Panamá, no golfo da guiné, a 40 milhas da ilha do Príncipe, no arquipélago são-tomense, – revelou hoje, em São Tomé, uma fonte da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe.

Segundo a mesma fonte, tudo aconteceu por volta das 21h TMG no dia 17 de março.

A tentativa de assalto não teve sucesso, ao contrário do que é habitual, traduziu-se num fracasso mercê da estratégia do comando do petroleiro que orientou os 18 tripulantes do Navio Bitu Rever, de bandeira do Panamá, a abrigarem-se numa sala de alta segurança do navio.

Disse ainda que na madrugada de 18 de março, os piratas abandonaram, sem sucesso, o navio petroleiro.

Segundo o oficial da Guarda Costeira, a tripulação conseguiu levar o navio para um porto mais próximo, no caso o vizinho Gabão.

De acordo ainda com informações avançadas o petroleiro Bitu Rever navegava de Lomé, capital do Togo, rumo a Douala, nos Camarões.

Fontes da Guarda Costeira indicam ainda que o navio patrulha Centauro, da Marinha Portuguesa, não reagiu devido ao facto do incidente ocorrer fora da jurisdição são-tomense, mas a Guarda Costeira procedeu o envio de sinal de alerta aos países vizinhos da sub-região.

Fim/MD/LM

STP-Press

 

O conteúdo Autoridades registam ataque de piratas a petroleiro a 40 milhas do arquipélago aparece primeiro em STP-PRESS.


Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Tarde Tropical

17:00 18:00

Atual

Tarde Tropical

17:00 18:00

Upcoming show

Tarde Tropical

17:00 18:00